Eu não tenho pais, faço do céu e da terra os meus pais.
Eu não tenho casa, faço do mundo a minha casa.
Eu não tenho poder divino, faço da honestidade o meu poder divino.
Eu não tenho pretensões, faço da disciplina a minha pretensão.
Eu não tenho poderes mágicos, faço da personalidade o meu poder mágico.
Eu não tenho vida ou morte, faço das duas uma, tenho vida e tenho morte.
Eu não tenho visão, faço da luz do trovão a minha visão.
Eu não tenho audição, faço da sensibilidade os meus ouvidos.
Eu não tenho língua, faço da prontidão a minha língua.
Eu não tenho leis, faço da auto-defesa a minha lei.
Eu não tenho estratégia, faço do direito de matar e do direito de salvar vidas a minha estratégia.
Eu não tenho projectos, faço do apego às oportunidades os meus projectos.
Eu não tenho princípios, faço da adaptação a todas as circunstâncias o meu princípio.
Eu não tenho tácticas, faço da escassez e da abundância a minha táctica.
Eu não tenho talentos, faço da imaginação o meu talento.
Eu não tenho amigos, faço da minha mente a minha única amiga.
Eu não tenho inimigos, faço do descuido o meu inimigo.
Eu não tenho armadura, faço da benevolência a minha armadura.
Eu não tenho castelo, faço do carácter o meu castelo.
Eu não tenho espada, faço da perseverança a minha espada.
______________________________
Anónimo Samurai, "Credo do Samurai", sec. XIV